Por aí

Turistando em São Paulo: exposição de Nair Benedicto na Casa da Imagem

Hoje eu e o namorado resolvemos turistar por São Paulo. Engraçado que, apesar de ter nascido na terra da garoa, nunca ter morado em outro lugar, estudar e trabalhar no centro, quase nunca dediquei algumas horas de lazer para descobrir a cidade.

Entre passos apertados de casa para o trabalho, do trabalho para a faculdade, da faculdade para casa, dificilmente dedico tempo para parar, respirar e contemplar a minha volta. E hoje eu fiz isso, me permiti ver os lugares de sempre com outros olhos, olhos de turista – tranquilos e curiosos – e sabe que foi muito, muito bom?

Almoçamos na tradicional padaria Santa Tereza, lá pertinho da praça da Sé, fundada em 1872 e até hoje firme e forte! A comida é bem boa e bem servida, pedimos um prato para uma pessoa e uma salada para uma pessoa para dividirmos e ainda sobrou.

Durante a semana a padaria é muito frequentada por advogados, juízes, funcionários do Tribunal, estudantes de direito (em especial do Largo São Francisco), porque está bem perto de prédios do Tribunal de Justiça de São Paulo e da faculdade de direito. A propósito, a região da Sé respira direito! Quem frequentar lá durante a semana verá muitos advogados, juízes, funcionários e estudantes de um lado para o outro!

nair2
Nair Benedicto (Foto retirada do Google Imagens)

Depois fomos para a Casa da Imagem, ao lado do Pátio do Colégio. Estava em exposição uma mostra de fotografia de Nair Benedicto. Até então eu nunca havia ouvido falar nela, mas achei muito legal saber que ela, além de ser sobrevivente da ditadura, é uma fotógrafa brasileira reconhecida internacionalmente. Nascida em 1940, é formada em rádio e televisão pela USP e desde 1972 fotografa profissionalmente.

Suas fotografias possuem uma pegada mais social, há fotos de povos indígenas, da cultura nordestina, de protestos (inclusive da ditadura), de mulheres (com enfoque na sexualidade), de família… Por este motivo, todas as salas da exposição expiram política. Me surpreendi!

(Passe o mouse sobre as fotos para ver a descrição)

Não sei até quando vai a mostra, porque no site da Casa da Imagem já aparece outra exposição a partir de 7 de março. Então acredito que talvez, por uma questão interna, a exposição da Nair tenha durado alguns dias a mais, mas logo será substituída.

Endereços:
Padaria Santa Tereza
Praça Dr. João Mendes, 150
Liberdade, São Paulo – SP, Brasil
(Apesar de constar como localização o bairro da Liberdade, é um pouco mais próxima do Metro Sé do que o Liberdade)

Casa da Imagem
Rua Roberto Simonsen, 136-B
Metro Sé – São Paulo – SP
Telefone: 11 3106 5122 R. 203/205
CEP: 01017-020
Entrada Gratuita